O uso do cinto de segurança

Assim como o capacete é destinado para um pedreiro, os óculos para um soldador ou a luva para um médico, o cinto de segurança é um equipamento de segurança para os ocupantes de um veículo. A função do cinto é evitar que a pessoa que o utiliza seja projetada contra as partes fixas do automóvel ou mesmo para fora do veículo.

Testes de colisão mostram que batidas a apenas 20 Km/h já podem ocasionar a morte de quem não o utiliza. Por isso, os cintos de segurança devem ser utilizados por todos os ocupantes de um automóvel. E isso independe que seu uso seja obrigatório por lei!

Faça sempre uma inspeção dos cintos: Veja se os cintos não têm cortes, para não se romperem numa emergência; Confira se não existem dobras que impeçam a perfeita elasticidade; Teste o travamento para ver se está funcionando perfeitamente; Verifique se os cintos dos bancos traseiros estão disponíveis para utilização dos ocupantes.

Uso correto do cinto: Ajuste firmemente ao corpo, sem deixar folgas; A faixa inferior deverá ficar abaixo do abdome, sobretudo para as gestantes.

Posts em destaque
Posts recentes