Comunique a venda de seu veículo ao Detran e evite possíveis transtornos

26/10/2016

Campo Grande (MS) – Você pretende vender o seu veículo? Então, fique atento! Conforme o artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o proprietário antigo deverá comunicar a transferência de propriedade ao órgão executivo de trânsito do Estado para que não seja responsabilizado solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências.

 

 

Portanto, após todo o processo de negociação e preenchimento do recibo, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul recomenda que o vendedor realize, prontamente, a Alegação de Venda para evitar futuras surpresas desagradáveis.

A Alegação de Venda nada mais é do que a comunicação da transferência de propriedade de um veículo junto ao Detran. A partir do momento em que o registro é feito, o antigo proprietário se exime de taxas, débitos, multas e pontuações cadastradas no sistema do órgão.

Para ficar dispensado também dos débitos de IPVA é necessário que a Alegação de Venda seja realizada dentro de 30 dias, a partir da data de preenchimento do recibo. Caso contrário, o vendedor passará a ser o responsável solidário pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O procedimento para efetuar a Alegação de Venda é gratuito e muito simples. Basta entregar uma cópia autenticada do Recibo de Compra e Venda (CRV) preenchido, datado e devidamente assinado com reconhecimento de firma em cartório por verdadeiro em qualquer posto de atendimento do Detran-MS.

É válido ressaltar que não há a possibilidade de alegar a venda quando houver financiamento ativo no sistema. Será aceito somente se o gravame estiver baixado ou no nome do comprador.

Caso você queira verificar se o comprador já efetivou a transferência, o registro de comunicação de venda pode ser conferido a qualquer momento no site do Detran-MS. Só é necessário informar a placa e renavam do veículo.

Please reload

Posts em destaque

O uso do cinto de segurança

April 26, 2016

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Siga
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
Páginas Principais

Nossos instrutores estão dentre os melhores de nossa cidade, todos credenciados pelo DETRAN. Para isso estamos registrados junto ao DETRAN, classificada como CENTRO DE FORMAÇAO DE CONDUTORES (CFC). Isto significa que estamos autorizados pelo DETRAN a ministrar a parte prática.

Fale conosco

           (67) 3421-5165 - (67) 3421-1098

           (67) 3421-4331

           Whatsapp: (67) 98478-0833

Av. Marcelino Pires, 1337 - Centro - Dourados - MS, 79800-002

© 2019 CFC Liderança - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Agência Integre