10 conselhos ao motociclista iniciante - 9, 10



9 - “LEIA” O PAVIMENTO

Infelizmente, a pavimentação do Brasil na maioria das cidades tem uma é péssima. Um motociclista iniciante tem como tarefa aprender a “ler”o chão à sua frente e saber se comportar ao guidão conforme o caso. No asfalto liso e seco não há problemas. Porém, asfalto brilhando demais faz a moto reagir de um jeito, asfalto claro demais, de outro, rugoso demais, outro ainda.



10 - POSICIONAMENTO NA PISTA


Motos são rápidas, pequenas e muitas vezes os outros usuários da via simplesmente não as veem. Seja previdente e busque posicionar-se de maneira muito visível.


Cuidado ao andar atrás de automóveis com vidros escurecidos. Além disso, tente ficar em uma posição onde você enxergue nos espelhos retrovisores os olhos do motorista, pois se você está vendo os olhos dele, ele estará te vendo também.


Em estradas ou vias expressas, tente rodar a uma distância de pelo menos dois ou três “carros” do veículo à frente (12 a 15 metros). Quanto maior a velocidade, maior deve ser o espaço, garantindo a você tempo de reação em uma emergência.





*FONTE: http://g1.globo.com - por Roberto Agresti


Posts em destaque
Posts recentes